FOLCLORE

GRUPPO VENUTI DALL’ITALIA

Formado em 2001, o Gruppo Venuti dall’Italia tem como principal objetivo resgatar e preservar a cultura italiana por meio das danças folclóricas.

Nossa história

A semente do primeiro grupo folclórico italiano foi plantada em 2001, no Colégio Cenecista João Batista Lovato Sobrinho, por ocasião de um festival folclórico realizado na escola. Nesse evento, os alunos do segundo ano do Ensino Médio apresentaram a “Tarantela Napoletana”. Porém, o gosto pela dança fez com que os ensaios tivessem continuidade e, em pouco tempo, o número de participantes aumentou. Com isso, o grupo passou também a apresentar-se em outras escolas.

Ao mesmo ano, com o objetivo de resgatar a presença histórica da imigração italiana, foi criada a então Fundação Padre Alberto, que dentre outros objetivos, pretendia ter um grupo de dança folclórica. Sendo assim, os alunos do Colégio foram convidados a participar da instituição, formalizando um grupo que veio a se chamar “Gruppo Folcloristico Venuti Dall’Italia”.

O Venuti dall’Italia se apresentou em diversos eventos, não só em Colombo, mas em outras cidades do Paraná (Curitiba, Pinhais, Quatro Barras, Almirante Tamandaré, Palmeira, Guaratuba…) e em outros estados, como Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O grupo tem por finalidade divulgar através da dança, a cultura e as tradições italianas de maneira autêntica através de apresentações em festivais, recepções, em ocasiões comemorativas de cidades, empresas, instituições, festas, concursos, promoções e eventos de qualquer natureza.

O grupo fez uma pausa no ano de 2013 e retornou suas atividades no ano de 2022.

Se você deseja mais informações sobre o Gruppo Venuti dall’Italia, entre em contato conosco.
Estaremos a sua disposição.
Fone: (41) 99567-6316 – Taciana de Azevedo Kuhn