A ASSOCIAÇÃO

Quem Somos

A Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como missão mobilizar pessoas por meio de projetos culturais, a fim de resgatar, preservar, valorizar e difundir a cultura dos imigrantes italianos e seus descendentes em Colombo e região, para que as tradições herdadas desses antepassados se perpetuem pelas novas gerações.

São mais de cem voluntários que desenvolvem os projetos de canto, aulas de italiano, pesquisas de talian, acervo de fotos, filmagens com descendentes de imigrantes, estudos de genealogia, jantares e semanas culturais.

Presidente: Agostinho Mottin

Raul da Silva
    Vera Lúcia Bontorin da Silva

Nossa história

A Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia tem sua origem ligada às iniciativas de um grupo de pessoas da comunidade colombense que, em 25 de setembro de 2000, reuniu-se para administrar a reforma da escadaria da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, conforme a idealizada pelo Padre Alberto Casavecchia. Inicialmente, foi constituída como Associação de Preservação do Patrimônio Histórico de Colombo.

A adesão de várias pessoas motivou os membros da Associação a criar outra entidade com o objetivo de resgatar a cultura italiana no município. Assim nasceu a Fundação Padre Alberto Casavecchia, instituição sem fins lucrativos que levava em seu nome a figura do idealizador das duas primeiras escadarias da Igreja: o Padre Alberto – José Casavecchia, religioso passionista de origem italiana, muito querido e respeitado pelos colombenses.

Quem foi Padre Alberto?

Padre Alberto da Santa Cruz era de baixa estatura, corpulento, de peito amplo e possuía uma voz possante de notável sonoridade. Sua relação com o povo de Colombo sempre foi muito amistosa e, por isso, gozava de alta estima por parte da comunidade. Era muito democrático e envolvia o povo em todas as atividades que considerava necessárias para o bem e o progresso do município.
      No início da década de 1940, com a chegada das Monjas Passionistas (religiosas enclausuradas) ao Brasil, Padre Alberto foi enviado a Botucatu/SP, onde construiu, com a comunidade local, o primeiro Mosteiro Passionista do Brasil. Em 1942, retornou a Curitiba e permaneceu por dois anos na Igreja do Cabral. De 1944 a 1947, assumiu novamente a Paróquia de Colombo.
      Voltou ao Rio Grande do Sul, em 1949, para preparar a fundação do Seminário São Paulo da Cruz em Forqueta, Caxias do Sul. Posteriormente, entre os anos de 1955 e 1958 viveu em São Carlos/SP, retornando a Curitiba em 29 de dezembro de 1958, onde permaneceu até a sua morte, em 25 de fevereiro de 1961.

Dentre os inúmeros trabalhos em favor da comunidade colombense, Padre Alberto:

• Provisionou Conselhos de Fábricas: da Igreja Matriz – Colombo; da Capela São Pedro – Capivari; da Capela Nossa Senhora da Saúde – Colônia Faria; da Capela Bom Jesus – Ressaca; da Capela do Divino Espírito Santo – Ribeirão das Onças; da Capela de São Sebastião – Poço Negro, entre outras;
      • construiu a escadaria da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário com corrimãos;
      • organizou o Cemitério local;
      • adquiriu bancos novos para a igreja;
      • trocou o assoalho da Igreja Matriz de madeira por ladrilho hidráulico;
      • adquiriu, na Itália, paramentos sacros (casulas, capas de asperges), ostensórios, cálices e o relógio da Igreja Matriz;
      • construiu a nova Casa Paroquial em estilo romano;
      • acolheu as Irmãs Passionistas e irmãs de São José em Colombo;
      • atendeu espiritualmente aos fiéis de Colombo e Bocaiúva do Sul;
      • remodelou a escadaria 20 anos após a construção da primeira, esta também idealizada por ele;
      • encaminhou ao seminário e ao convento um grande número de vocações religiosas.

Cabe ressaltar que, por esses e outros motivos, Padre Alberto foi condecorado na Itália com “Comenda” oferecida pelo Governo Italiano, um título concedido aos grandes expoentes daquele país em outras nações.

A homenagem

A escolha do nome de “Padre Alberto Casavecchia” para denominar nossa instituição se deve ao fato de ele ter sido uma figura marcante na formação da nossa cultura, promovendo entre os imigrantes italianos amor às suas origens e ao mesmo tempo levando-os a inovações nesta nova terra: o Brasil.
      Como o primeiro projeto da Associação foi o auxílio na reconstrução da escadaria da Igreja Matriz, nosso intuito foi manter viva a figura do Padre Alberto na memória dos colombenses, já que foi sua a idealização das duas primeiras escadarias.
      Com certeza, a presença deste ilustre sacerdote italiano na comunidade foi marcada por muita fé e muito trabalho e são esses os alicerces que, desde a chegada dos primeiros imigrantes, sustentam a nossa comunidade. Padre Alberto é o exemplo do imigrante que adotou o Brasil como sua pátria, mas não deixou de lado suas raízes culturais.