TALIAN

O Talian é a língua de herança falada pelos descendentes dos imigrantes oriundos do Norte da Itália, como é o caso daqueles que se estabeleceram em Colombo, e que, em 2014, foi reconhecido pelo IPHAN/Minc como Referência Cultural Brasileira.
Desde 2005, a Associação Italiana promove estudos e eventos a fim de valorizar este patrimônio imaterial, juntamente com a Associazione Veneti nel Mondo – Colombo. Anualmente na Settimana Italiana di Colombo, acontecem a Santa Messa in Talian e a Noite do Filò, momentos de confraternização entre os falantes dessa língua.

A partir de 2018, a entidade ingressou no Centro de Estudos Vênetos no Paraná – CEVEP, e vem intensificando as entrevistas com os detentores do Talian, a fim de salvaguardar a sua riqueza cultural.

Para saber mais sobre o CEVEP, clique aqui.

Confira um dos vídeos produzidos com o intuito de sensibilizar a comunidade sobre a importância de se preservar esta língua.