FOLCLORE

GRUPO VOCALE LUCE DELL’ ANIMA

Formado em março de 2005, o Gruppo Luce dell’Anima tem como principal objetivo resgatar e preservar a cultura italiana por meio das canções folclóricas e músicas contemporâneas. Atualmente, possui cerca de 20 integrantes.

Nossa história

Em março de 2005, visando à expansão de suas ações culturais, a então Fundação Padre Alberto Casavecchia consolidou a formação de um grupo musical, que já era almejado desde o princípio de suas atividades. Inicialmente, foi denominado ‘Venuti dall’Italia’, assim como o grupo de dança já existente, pois teria como objetivo complementar as apresentações do mesmo.
Aos poucos a idéia foi se concretizando e o número de participantes aumentando. O único pré-requisito era o gosto pela música e cultura italianas. A busca por um trabalho consistente, estruturado e coerente fez com que o grupo só viesse a se apresentar em julho, num jantar com comidas típicas (Sera tra Amici), idealizado pelos próprios membros, que aqui já somavam 21, como forma de demonstrar à família e aos amigos qual era o sentido e o valor de todo o esforço feito até então.

A receptividade dessas pessoas serviu como principal motivação para a realização desse projeto e, em outubro do mesmo ano, ocorreu a apresentação na “VIII Cena tra Amici”, jantar típico realizado pela Fundação Padre Alberto. Neste período, o grupo resolveu modificar o nome por questões de identificação. A escolha foi “Gruppo Luce dell’Anima” (Luz da Alma).
Atualmente, o grupo é composto por 18 vozes, violão, acordeom e pandeiro. A principal proposta é expressar através das músicas folclóricas e contemporâneas a força, a coragem e a alegria do povo italiano que no Brasil chegou e construiu sua vida. Além das músicas, os integrantes também zelam pela manutenção do dialeto vêneto em Colombo.
“A música é a essência da alma vêneta. É através dela que o passado é resgatado e trazido à luz. Somos apenas raios que buscam iluminar a escuridão deixada pelo esquecimento”.

Integrantes

Arnaldo Reginato
Débora Wotkoski
Diego Gabardo
Edilene Maschio Mottin
Edilene Regina Alberini Mottin
Edilson Maschio
Ellen Mottin
Fábio Luiz Machioski
Jussara Cátia da Silva Alberini
Leonardo Gasparin
Luana Cavalli
Maristela Cavassin Reginato
Marta Cavalli Cavassin
Michele Mottin
Nicole Mottin
Sintia Cavalli
Thamires Mottin
Vanessa Alberini

Se você deseja mais informações sobre o Gruppo Luce dell’Anima, entre em contato conosco.
Estaremos a sua disposição.
Fone: (41) 99902-7679 – Diego Gabardo