COLOMBO, mais de 115 anos de História
Elaine Cátia Falcade Maschio, Fabio Luiz Machioski  e Edilson Maschio
clique aqui e faça o download deste artigo

Colonos Morigerados e Laboriosos: o Papel da Imigração Italiana no Paraná
Fábio Luiz Machioski
Tendo como base algumas fontes primárias contidas no Arquivo Público do Estado e no Arquivo do Círculo de Estudos Bandeirantes, este presente trabalho tem por objetivo mostrar de que forma se deu o processo de imigração no Paraná. Para tanto, tomaremos como exemplo os imigrantes italianos, sobretudo os que se estabeleceram em colônias ao redor de Curitiba, como é o caso da colônia Alfredo Chaves que será o principal alvo dessa investigação. Outra pretensão dessa pesquisa é investigar o tipo de trabalho que os imigrantes passaram a exercer a fim de se estabelecer e de desenvolver a região aonde se instalaram.
Clique aqui e faça o download deste artigo

A Preservação da Identidade Cultural em um Grupo Imigrante Italiano, Curato de Colombo, 1888 – 1910.
Fábio Luiz Machioski
A historiografia paranaense a tempo vem se preocupando com o estudo da imigração, mais especificamente com análises demográficas. De forma mais ou menos exaustiva, desde a década de 1970 alemães, poloneses e italianos constituem objeto de investigações nesta perspectiva metodológica. Tal dedicação por parte de nossos historiadores visou reconstituir um quadro, tanto quanto possível, completo da sociedade paranaense. Foi nessa direção que o Departamento de História da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Paraná conduziu seus estudos para a história social regional. Portanto, as reflexões que serão apresentadas no presente trabalho têm como ponto de partida os resultados de estudos já realizados sobre o tema da imigração, no intuito de dar continuidade a pesquisa da história social do Paraná.
Clique aqui e faça o download deste artigo

O Papel da Religião na Construção da Identidade Cultural de um Grupo Imigrante Italiano. Curato de Colombo, Paraná, 1878 – 1899.
Fábio Luiz Machioski
Este estudo visa discutir a importância da religião na vida dos imigrantes italianos que se instalaram no Brasil no final do século XIX. Mais especificamente, o que se pretende é investigar se a religião pode ser, ou não, considerada como a principal vertente na construção da identidade cultural dos imigrantes dessa origem.
Nessa direção, apresentamos aqui um estudo de caso, tomando como objeto de pesquisa um grupo de imigrantes italianos que se estabeleceu nos arredores da capital paranaense. Esse grupo se instalou em cinco colônias, entre os anos de 1878 e 1888, e formou a freguesia do Curato1 da Vila de Colombo que, como veremos mais adiante, foi inaugurado em 1895, e deu origem ao município de mesmo nome.

Educação escolar em quatro Colônias Italianas no Paraná
Elaine Cátia Falcade Maschio
Ao chegarem ao Brasil, os imigrantes encontraram um quadro educacional bastante precário e até mesmo bem diferente daquele de seu país de origem.