Prefeito de Nove (Vicenza-Itália) visita Colombo

No primeiro dia de 2014, estiveram em Colombo, o Prefeito da cidade de Nove (Vicenza – Itália), Manuele Bozzetto, e a vereadora, Valeria Ferraro. A visita ao Brasil se deve aos “gemellaggi” com as cidades do RS, já que a gestão de Bozzetto como prefeito se encerra neste ano. A vinda para Colombo foi pelos contatos anteriores de colombenses em visitas à Nove, nos anos de 2010, 2011 e 2013.

O prefeito e a vereadora foram acolhidos na casa da presidente da Associazione Veneti – Colombo, Maristela Cavassin Reginato, e posteriormente participaram da Missa na Igreja Matriz, na qual Bozzetto se encontrou com descendentes de noveses e fez um breve discurso, reforçando a intenção de fazer um pacto de amizade entre as duas cidades, já que Colombo teve como seu primeiro prefeito não brasileiro, Francesco Busato, nascido em Nove, e pela atual prefeita, Beti Pavin, também ser descende de uma família proveniente da mesma cidade. Além disso, Colombo foi sede da primeira fábrica de louça artística do Brasil, cujos trabalhos de cerâmica eram produzidos por imigrantes provenientes daquela localidade. Também eram oriundas de Nove as famílias Cavassin, Guarise, Munari, Bonato, Toniolo, Baggio e Costa.

Da esquerda para a direita: José Luiz Cavassin, Diego Gabardo, Mara Francieli Motin, Valeria Ferraro, Adelia Lazarini Cavassin, Maristela Cavassin Reginato, André Luiz Cavassin, Sandra Amaral e Manuele Bozzetto.

 

Descendentes de noveses e membros da Associazione Veneti – Colombo posam para foto junto ao Prefeito, Manuele Bozzetto, e a vereadora, Valéria Ferraro.

Outras notícias

Settimana Italiana: 10 anos valorizando a cultura dos fundadores de Colombo

Realizou-se, de 08 a 13 de agosto, a 10ª da Settimana Italiana di Colombo. A …