Nossa história

A Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia tem sua origem ligada às iniciativas de um grupo de pessoas da comunidade colombense que, em 25 de setembro de 2000, reuniu-se para administrar a reforma da escadaria da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, conforme a idealizada pelo Padre Alberto Casavecchia. Inicialmente, foi constituída como Associação de Preservação do Patrimônio Histórico de Colombo.

A adesão de várias pessoas motivou os membros da Associação a criar outra entidade com o objetivo de resgatar a cultura italiana no município. Assim nasceu a Fundação Padre Alberto Casavecchia, instituição sem fins lucrativos que levava em seu nome a figura do idealizador das duas primeiras escadarias da Igreja: o Padre Alberto – José Casavecchia, religioso passionista de origem italiana, muito querido e respeitado pelos colombenses.

Aprovada pelo Ministério Público em 25 de setembro de 2003, a Fundação já possuía, a princípio, vários projetos: a “Cena tra Amici” (Jantar entre Amigos), o grupo de dança Venuti dall’Italia, o Acervo Iconográfico, os estudos de genealogia e da história da imigração, o ensino da língua italiana e o projeto “Colombo Memória”. Posteriormente, foram criados: em 2005, o grupo de canto Luce dell’Anima; em 2006, a Settimana Italiana di Colombo” (Semana Italiana de Colombo); e, em 2007, o grupo de estudos do dialeto Veneto. Também nesse ano, foi apresentada a nova identidade visual da instituição e foram estabelecidas as parcerias com o Centro de Cultura Italiana Paraná Santa Catarina (CCI) e a Universidade Tuiuti do Paraná, propondo a realização das aulas de italiano e a formação do Centro de Estudos de Imigração do Paraná, respectivamente.

Cabe ressaltar que, no ano de 2006, a Fundação teve a autorização para utilizar o espaço da antiga Sociedade Colombo, na Rua XV de Novembro, no centro da cidade, por meio de um termo de comodato. Esse local, então, passou a ser a sede social da instituição.

No entanto, a determinação de resgatar e promover a cultura italiana com mais vigor fez com que os membros discutissem um novo caminho para a Fundação. A decisão foi congregar as duas iniciativas (Associação e Fundação) em uma única pessoa jurídica e dar maior abertura à participação dos colombenses.

Então, com esse intuito, no dia 24 de novembro de 2007, foi apresentada à comunidade a Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia, instituição que traz consigo um contexto de tradição e respeito às raízes culturais dos antepassados que, em 1878, chegaram a essas terras e nelas construíram a nossa história.