Conheça o livro Memórias de uma Colônia Italiana: Colombo-Paraná (1878-2013)

No segundo semestre de 2013, a Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia e a Associazione Veneti nel Mondo – Colombo lançaram o livro “Memórias de uma Colônia Italiana: Colombo-Paraná (1878-2013)”, contando a história de formação e desenvolvimento da cidade. Trata-se de um trabalho coletivo, organizado pela doutora em Educação, Elaine Cátia Falcade Maschio, que reconstrói os aspectos culturais e sociais da então Colônia Alfredo Chaves e explora documentos históricos, fotografias antigas e principalmente relatos orais dos descendentes de imigrantes italianos que fundaram o município.

Segundo a organizadora, “a obra deixa transparecer o entusiasmo e o compromisso dos autores em relatar detalhadamente suas pesquisas e propiciar aos leitores o máximo de informações sobre mais um capítulo da história paranaense”. Mostra ainda como era o cotidiano daquelas famílias imigrantes, sua religiosidade, as memórias dos tempos de escola, as vivências familiares, a sua identidade étnica vêneta, com textos ricamente ilustrados por fotos que compõe o acervo da Associação Italiana.

A próxima obra está prevista para o segundo semestre deste ano e trará a história e a genealogia das famílias ítalo-colombenses. O livro “Memórias de uma Colônia Italiana: Colombo-Paraná (1878-2013)” está à venda na Livraria e Papelaria Monza, na Secretaria Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e no Museu Municipal Cristoforo Colombo. Também é possível também solicitá-lo pelo fone (41) 9902-7679 ou pelo e-mail contato@associacaoitaliana.org.br.