Colombo recebe Coro La Parete de Verona, Itália

No último dia 24, esteve em Colombo um grupo de 36 italianos que veio para uma apresentação de canto coral na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Trata-se do Coro La Parete, da cidade de Santa Lucia, Verona, que está participando de uma tourneé por 5 cidades do sul do Brasil. O roteiro teve início no Rio Grande do Sul, nas cidades de Santa Maria e Erechim, seguido por Concórdia/SC, passando por Colombo/PR e finalizará em Urussanga/SC.
Antes de chegar à cidade, o grupo esteve em Foz do Iguaçu para conhecer as Cataratas, o Parque das Aves e a Usina de Itaipú. No sábado pela manhã, 23/11, os membros da Associazione Veneti nel Mondo – Colombo, Diego Gabardo, Maristela Cavassin Reginato e Marta Cavalli Cavassin, foram buscá-los e os acompanharam durante a viagem até Curitiba, aonde ficaram hospedados.
No domingo pela manhã, os italianos visitaram às Grutas do Bacaetava, na qual foram guiados pelo secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa, e pelas jovens da Associazione Veneti, Izabel Cavalli e Gabriela Puppi. Na sequência, almoçaram no Restaurante Passárgada e não deixaram de dar uma amostra do que se ouviria à noite. Adquiram ainda alguns produtos da Provopar, no Bosque da Uva, e finalizaram o tour na Vinícola Franco Italiano.

Visita do Coro La Parete às Grutas do Bacaetava

 

Almoço no Restaurante Passárgada.

 

Coristas conhecendo a Vinícola Franco Italiano.

À noite, após o término da missa das 19h, na Igreja Matriz, apresentaram 10 canções típicas da região do Vêneto e foram intensamente aplaudidos pelas mais de 400 pessoas que ali estavam para prestigiá-los. Muitas pessoas de Curitiba também se fizeram presentes, dentre elas o presidente da Federação das Associações Vênetas do Paraná (FAVEP), Francisco Schiocchet, o responsável pela Revista Insieme, Desiderio Peron, e o representante do Consulado Italiano de Curitiba, Denir Daleffe.

 

Apresentação do Coro, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

 

Público presente na apresentação do Coro, na Igreja Matriz de Colombo.

As Associações Italiana Padre Alberto Casavecchia e Veneti nel Mondo – Colombo, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, realizaram no Salão Paroquial, uma confraternização na qual, além dos convidados, também marcaram presença a Prefeita Beti Pavin e o presidente da Câmara, Pelé Strapasson. Ali, italianos e colombenses interagiram com brincadeiras e canções num interessante momento de intercâmbio cultural.

Momento de confraternização e intercâmbio cultural, no Salão Paroquial.

 

“A acolhida e o calor humano que nos foi dado pelo povo de Colombo jamais serão esquecidos. Ficamos muitos felizes por poder estar aqui com vocês! Estamos nos sentindo em casa.” – afirmou o maestro Sergio Mazzi.

A vinda do Coro La Parete se deu por meio da parceria realizada entre as associações Italiana e Veneti nel Mondo – Colombo e o Circolo Veronesi di Erechim, na pessoa do Sr. Péricles Puccini, que gentilmente ofereceu a possibilidade de trazê-los a Colombo.

Outras notícias

Settimana Italiana: 10 anos valorizando a cultura dos fundadores de Colombo

Realizou-se, de 08 a 13 de agosto, a 10ª da Settimana Italiana di Colombo. A …