8ª Settimana Italiana: preservação da cultura e valorização das origens dos colombenses

Mais uma vez a cidade de Colombo foi palco da semana cultural e gastronômica, promovida pela Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia.
As festividades se iniciaram no domingo, 04 de agosto, na comunidade do Bacaetava, num almoço com comidas típicas e a apresentação do Grupo Vocale Luce dell’Anima.

Já na segunda-feira, foi celebrada, na Igreja Matriz N. Senhora do Rosário, a Santa Messa in Veneto, com homenagem às famílias de imigrantes presentes na cidade. Presidida pelo Pe. Ari Soga, a missa contou com uma grande participação da comunidade.
Dia 06, aconteceu o lançamento do livro “Memórias de uma Colônia Italiana: Colombo-Paraná (1878-2013)”, organizado pela Associação Italiana. A obra é fruto de um trabalho coletivo de pesquisas e traz vários depoimentos de descendentes de vênetos e fotos antigas de Colombo.

Na quarta-feira, foi realizada uma noite gastronômica, com pratos típicos, no Restaurante Bom Sabor, organizada pelo cozinheiro Vinicius D’Agostin e apresentação do cantor Paulo Brunetti.

Risoto, polenta e muita massa, na noite gastronômica de quarta-feira.

Já na quinta, a comunidade do Boicininga realizou a tradicional Noite de Sopas, com a animação do Il Mondo Gruppo Vocale e o jogo de Mora.
Sexta, dia 09, foi a vez da macarronada, na comunidade de Sta. Gema, com um ambiente temático de muito bom gosto e a apresentação do Gruppo Vocale Luce dell’Anima.

No sábado, 10, a “Cena tra Amici” encerrou a programação, com um jantar repleto de pratos típicos, as apresentações de Paulo Brunetti, as danças folclóricas do Gruppo Venuti dall’Italia, e o baile animado pelo Grupo Garrafão.

Paulo Brunetti abrilhantou o jantar com canções românticas italianas.

Os eventos contaram com a participação de aproximadamente 3.000 pessoas e a divulgação foi patrocinada pela Prefeitura Municipal, com o apoio da Associazione Veneti nel Mondo – Colombo. A diretoria da Associação Italiana agradece a todos que se empenharam nesta 8ª edição e espera ter, mais uma vez, reavivado as origens dos primeiros colombenses, cumprindo seu papel de mantenedora das tradições locais.

Confira as demais fotos e cobertura desses eventos em nossa página no Facebook: www.facebook.com.br/associacaoitaliana. A 9ª edição será realizada no mês de agosto de 2014. Alla prossima!!!